segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Seguro Viagem ou Seguro Saúde?


Esse post é sobre algo que já vi acontecer com amigos e comigo também, então vou tentar colocar aqui de uma forma resumida tudo sobre seguro viagem. Afinal, quando estamos viajando umas das coisas que não queremos é ter problemas de saúde ou sofrer um acidente, mas acreditem, isso é mais comum do que imaginamos.
Por isso temos que estar preparados se por acaso tivermos o azar de termos que utilizar.
Confesso que eu nunca utilizei, mas quase precisei uma vez, pois por um descuido bobo escorreguei na banheira em Roma minutos antes do meu embarque de volta. Na verdade deveria ter ido ao hospital, mas acabei colocando um curativo ponto falso de farmácia( lá é muito comum vender isso) e embarquei de assim mesmo e chegando no Brasil tive que tomar pontos na testa. Lembrando que nunca se deve embarcar desse jeito. No meu caso eu tinha pressa em voltar e certamente se tivesse ido ao Hospital perderia meu voo, único motivo pelo qual não fui.

Como Funciona o Seguro Viagem

Seria o equivalente a um plano de saúde, porem com vencimento, pois ele somente será válido pelo período que você estipular, dentro das normas do contrato que você adquiriu. É importante adquirir um seguro viagem para não estar descoberto nas viagens. 

Seguro Viagem e Seguro Saúde, qual a diferença?

Seguro Viagem

Protegem  contra possíveis problemas médicos, jurídicos, perda dou extravio de bagagem, perda de documentos, etc. Devido o tratado de Schengen, todos os países da Europa exigem esse seguro para ingressar no País.
Vale lembrar que nos Estados Unidos, o seguro não é obrigatório, assim como na Austrália somente é obrigatório para estudantes. Na America Latina é exigido em países como Equador e Cuba.

Seguro Saúde

É necessário, pois nem todo o país tem sistema de saúde gratuito ou que atenda estrangeiros. O seguro saúde atende emergências médica comum e casos mais graves. E alguns países o seguro saúde é obrigatório.


Onde contratar um seguro Viagem

O seguro viagem deve ser contratado em empresas especializadas em seguro, nos bancos, diretamente na companhia aérea ou agências de turismo. Alguns cartões de crédito também oferecem o seguro viagem, para isso basta se informar se o seu cartão esta disponível, normalmente é liberado a partir da categoria Platinum. Porem é importante saber que normalmente os cartões que disponibilizam o seguro exigem que a compra da passagem seja efetuada com o cartão, antes de mais nada é bom ler todas as regras.

Site da Visa

Site da Mastercard
Outra forma também, que muitos não sabem é contratar pelo seu próprio plano de saúde, para isso, verifique se o plano que possui também da direito a seguro saúde internacional.

É necessário levar a apólice comigo?


Sim, se não quiser leva-la impressa, pelo menos de forma eletrônica, pois alguns países podem exigir na imigração, ou seja, você tendo todas as informações não terá problema, além é claro se precisar em caso de uma emergência.

O que fazer em caso de necessidade

Entre em contato com o número de telefone do seu seguro, passe o numero da apólice e explique o problema. Muito provavelmente a operadora indicará um médico que irá visitá-lo, ou indicará um hospital onde possa iniciar os primeiros socorros.
Lembre sempre, ainda que pareça um gasto desnecessário, nunca sabemos se podemos ter um imprevisto, então melhor sempre contratar o seguro e boa viagem.

Espero ter ajudado e boa viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário